Livro Branco sobre o Futuro da Europa

Um livro recente (Março 2017) sobre o futuro da Europa

Livro Branco sobre o Futuro da Europa

Prefácio

Em 25 de março de 2017, os 27 líderes dos Estados-Membros da União Europeia encontrar-se-ão em Roma, unidos pela paz e pela amizade.

Esse acontecimento constitui, por si só, uma conquista que muitos julgariam impensável quando os seis Estados-Membros fundadores assinaram os Tratados de Roma, há 60 anos.

Ao celebrar este aniversário, unimo-nos em pensamento aos nossos predecessores, cujo sonho para a Europa se tornou uma realidade. É chegado o momento de nos determos com orgulho nas nossas conquistas e de evocar os valores que nos mantêm unidos.

Mas Roma deve igualmente marcar o início de um novo capítulo da nossa história. Avizinham-se importantes desafios para a nossa segurança, para o bem-estar das nossas populações e para o papel que a Europa será chamada a desempenhar num mundo cada vez mais multipolar. Terá de ser a Europa, unida a 27, a traçar o seu próprio destino e a forjar uma visão para o seu futuro.

O presente livro branco constitui o contributo da Comissão Europeia para este novo capítulo do projeto europeu. Queremos lançar um processo em que a Europa é a protagonista do seu próprio destino. O nosso objetivo consiste em identificar os desafios e oportunidades que temos pela frente e apresentar as diferentes opções de que dispomos para responder em conjunto a tais desafios.

Após um amplo debate, que se realizará à escala europeia nos próximos meses e no qual participarão o Parlamento Europeu, os parlamentos nacionais, as autoridades locais e regionais e a sociedade civil em geral, darei seguimento a estas ideias e apresentarei as minhas considerações pessoais sobre o futuro da Europa por ocasião do meu discurso sobre o estado da União, em setembro de 2017.

Contribuiremos assim para que o Conselho Europeu chegue às suas primeiras conclusões no final do ano e decida sobre as medidas a adotar ao longo do período que precede as eleições para o Parlamento Europeu, em junho de 2019.
Ao decidirmos qual a via a seguir, devemos ter em mente que a Europa tem sempre dado o melhor de si quando estamos unidos, determinados e confiantes na nossa capacidade de conceber em conjunto o nosso futuro.

A União Europeia mudou as nossas vidas para melhor. Temos de assegurar que continuará a fazê-lo para todos aqueles que nos sucederão.

Jean-Claude Juncker

Livro Branco sobre o Futuro da Europa

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s